9 maneiras de ser mais feliz, comprovadas pela ciência

Os únicos responsáveis pela nossa própria felicidade somos nós mesmos. Não adianta se encher de expectativas em relação aos outros, enquanto você não cuida do seu bem estar pessoal. Já indicamos mudanças de hábitos que podem ajudar na sua busca de felicidade, mas, como dicas sobre esse assunto nunca são demais, separamos outras alternativas que podem contribuir para uma vida mais feliz. Importante ressaltar que não adianta seguir a lista à risca e se forçar demais. A felicidade começa no equilíbrio. Encontre as atividades que mais combinam com seu estilo de vida e seja muito, muito feliz!

1 – Mexa-se!

Anos após anos, as pesquisas comprovam que pessoas que praticam alguma atividade física têm maior bem estar. Um estudo da Universidade de Cambridge apontou que as pessoas atingem seu pico de felicidade em seus momentos de atividade física. O estudo também sugere que não são apenas os exercícios físicos que trazem felicidade, qualquer tipo de atividade física, como a dança, por exemplo, também conta. Está esperando o que para sair do sofá?

2 – Tenha uma rotina de sono

Pessoas que conseguem uma noite inteira de sono de qualidade são menos irritáveis e têm mais autocontrole. Consequentemente, são mais felizes.

Pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, por exemplo, examinaram o impacto do sono na capacidade de resolver conflitos. Eles relataram aumento no número de brigas em casais depois de uma noite de sono ruim e, além disso, as brigas eram encerradas com mais frequência quando os dois estavam mais descansados.

3 – Participe da rotina da sua família

Um estudo publicado no World Leisure Journal, em 2016, apontou que pessoas da mesma família que têm o hábito de passarem seu tempo livre praticando alguma atividade juntas são mais felizes que aquelas que não dividem nenhuma rotina com seus parentes.

4 – Engaje-se

Tente manter o foco! Pesquisas publicada na Applications of Flow in Human Development and Education aponta que se envolver totalmente naquilo que estiver fazendo é fundamental para sentir-se motivado em relação a um projeto.

5 – Tome café da manhã

Um estudo feito com adolescentes na Coréia do Sul perguntou a jovens que definiam a si mesmos como pessoas felizes quais hábitos eles mantinham ao longo da vida. Três em cada quatro responderam tomar café da manhã mais de três veze por semana.

6 – Cultive amizades

Uma pesquisa canadense concluiu que o número de amizades verdadeiras cultivadas ao longo da vida está positivamente relacionado com sensação de bem estar: dobrar o número de amigos tem o efeito equivalente sobre o bem estar como um aumento de 50% na renda. O estudo também apontou que esses benefícios só valem para amizades de carne e osso. Alterações na rede de amizades online não tiveram o mesmo efeito na sensação de bem estar.

7 – Medite

Muitos estudos têm comprovado os efeitos positivos da meditação no bem estar. Apesar da relação ainda não totalmente esclarecida, pesquisas comprovaram que meditação e compaixão consigo mesmo têm um importante papel no bem estar e nas emoções positivas. Não custa tentar!

8 – Passe tempo ao ar livre

Respirar ar puro não é bom apenas para seus pulmões. Passar um tempo na natureza faz bem para sua autoestima. Uma pesquisa feita no Reino Unido apontou que pessoas que passam mais tempo ao ar livre aceitam seu corpo com mais facilidade e são mais confiantes com sua aparência.

9 – Faça mais sexo

Pesquisadores da Universidade de Colorado at Boulder, nos Estado Unidos analisaram a relação entre frequência sexual dos participantes do estudo e o nível de felicidade dessas pessoas. As descobertas sugerem que a felicidade está, sim, relacionada com a frequência sexual.

Pesquisadores da Flórida, também nos EUA, descobriram que mulheres casadas e felizes fazem sexo 11 vezes por mês enquanto as mulheres casada e infelizes fazem sexo de três a quatro vezes por mês.

FONTEmdemulher
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS