A felicidade é um estado de ânimo que, como tal, vai e vem. Contudo, existem pessoas que parecem estar sempre felizes. Será porque alcançaram suas metas ou porque encontraram a plenitude nas suas vidas? O fato é que as pessoas felizes vivem a alegria. Essa alegria atrai coisas boas, retroalimentando o seu estado de ânimo.

A felicidade é uma mudança na percepção. Depende de como você olha as circunstâncias e de como você decide encarar o que acontece. A felicidade também é um hábito. Por isso, mesmo em circunstâncias adversas, as pessoas felizes agem de forma diferente.

“Quando você muda o jeito de olhar as coisas, as coisas que você olha mudam”.

-Wayne Dyer-

Hábitos das pessoas felizes

A felicidade é provavelmente uma das coisas mais procuradas no mundo. De fato, para muitas pessoas pode continuar sendo uma procura para toda a vida, simplesmente porque elas têm o sentido errado de felicidade. Isto acontece principalmente quando a vinculam a coisas materiais, em vez de assumir que a felicidade vem de dentro.

“O dinheiro não faz as pessoas felizes. As pessoas fazem as pessoas felizes.”
-Steve Wynn-

As pessoas felizes costumam seguir um determinado conjunto de hábitos que cria paz nas suas vidas. Entre eles, destacamos os seguintes:

Olham com compaixão, não com aversão

As pessoas felizes adoram ajudar os outros. Elas sabem que dando e se doando aos menos favorecidos fazem a diferença na vida de alguém. E isso traz alegria às suas vidas.

Uma pessoa que não tem compaixão é implacável e não pode ver a alegria que existe em dar. São egoístas e carecem de empatia. Contudo, as pessoas felizes se deleitam mais dando do que recebendo, já que fazem da empatia o seu estilo de vida.

“Se você deseja que outras pessoas sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique a compaixão.”
-Dalai Lama-

Mostram amor em vez de apatia

As pessoas felizes amam as pessoas. O amor emana do seu ser. Ao olhar os outros com amor, as pessoas felizes são capazes de ver o melhor que existe nelas. Isto lhes permite encontrar qualidades nos outros que para o resto das pessoas costumam passar despercebidas. O amor faz as pessoas felizes brilharem.

Por outro lado, as pessoas infelizes mostram apatia até para com seus semelhantes. A ira e a intolerância marcam o seu jeito de se relacionar com os outros. Isso as leva a julgar as pessoas a partir do medo, atraindo o negativismo para a sua vida e o seu entorno.

Aceitam em vez de resistir

As pessoas felizes aceitam as circunstâncias da forma como elas são. Em vez de resistir para tentar ter uma vida diferente, elas procuram aprender com os desafios que encaram para evoluir e crescer.

Ao contrário, as pessoas infelizes teimam em aceitar a sua situação e lutam contra as circunstâncias. Em vez de procurar tirar o melhor da situação, as pessoas que vivem em uma constante amargura ignoram o conhecimento e o crescimento que poderiam adquirir.

“Aceite – depois aja. O que quer que tenha no momento presente, aceite-o como se você o tivesse escolhido. Trabalhe sempre com ele, não contra ele. Faça dele o seu amigo e aliado, não seu inimigo. Isto transforma milagrosamente toda a sua vida.”
-Eckhart Tolle-

Enxergam os desafios como uma oportunidade de crescimento

As pessoas felizes têm que lidar com todo tipo de problemas, como todas as outras pessoas. Contudo, entendem que seus desafios são uma oportunidade para crescer e para fazer alguma coisa diferente.

Inclusive nos momentos mais delicados, as pessoas felizes encontram uma razão para olhar para a frente com otimismo. Aceitam as mudanças, encarando-as como um desafio.

Perdoam em vez de ser implacáveis

As pessoas felizes não se prendem a rancores nem a ressentimentos porque sabem que isso afeta negativamente a sua mente, corpo e espírito. Deixam o passado para trás para continuar procurando a alegria no que está por vir.

As pessoas que são implacáveis atraem o negativismo e a infelicidade para suas vidas porque não sabem entender o perdão. Em vez de enxergá-lo como um jeito de deixar partir, as pessoas infelizes acham que perdoar é validar a ofensa. Contudo, para as pessoas felizes perdoar é aceitar que alguma coisa dolorosa aconteceu e que é preciso deixar para lá.

“Perdoar é libertar um prisioneiro e descobrir que o prisioneiro era você.”
-Lewis B. Smedes-

Transformam as suas fragilidades em fortalecimento

As pessoas felizes não se fixam nas suas fragilidades, mas procuram explorar as suas fortalezas. Em vez de apelar e se fazer de vítima, as pessoas felizes aceitam suas fraquezas e procurar tirar forças também delas.

As pessoas felizes sabem reconhecer suas fragilidades e utilizá-las para continuar em frente. Esse trabalho de autoconhecimento lhes permite descobrir o que realmente desejam para si mesmas.

Admiram em vez de criticar

Como eu e como você, as pessoas felizes lutam para alcançar seus objetivos, mas não se prendem ao autojulgamento e nem à crítica. Para elas, alcançar seus sonhos passa por manter uma atitude positiva.

Além disso, as pessoas felizes tratam com dignidade e respeito os outros, não os julgam. Em vez de criticar os outros, os olham com amor e admiram o melhor que existe neles. Ao contrário do que as pessoas infelizes fazem, as pessoas felizes não precisam criticar os outros para superar as suas próprias inseguranças.

Começar a ser mais feliz mudando de atitude

Existem muitas coisas que você não pode mudar, contudo, você é livre para escolher como deseja ver as coisas. A felicidade não é uma coisa que se encontra, mas é a busca que guarda a recompensa.

Se você não está aberto e disposto a ser feliz, a felicidade não baterá à sua porta. A felicidade é uma escolha. É a atitude que muda tudo. Depende de você ser feliz, independentemente do que acontece no seu entorno, já que você tem o controle mais poderoso, o de como o que lhe acontece o afeta.

“Se você começar a entender o que você é sem procurar mudar, o que você é se submete a uma transformação.”
-Jiddu Krishnamurti-