6 coisas que podem estar sabotando a sua vida sexual

Resiliência Humana

Por Corrie Pikul

Uma especialista em saúde da mulher revela algumas coisas surpreendentes que podem acabar com a diversão durante o sexo.

O lanchinho com efeito colateral

Você sabe… Quais alimentos evitar antes do sexo: feijão, cebola, alho e qualquer porção grande de qualquer coisa – tipo feijoada, argh! – que contenha os três ingredientes.

Mas… Talvez você deva evitar também lanches menos óbvios como amendoim, balas de canela, noz e tofu. Todos eles contém altos níveis de oxalato, uma substância que pode exacerbar dor vulvar em mulheres com predisposição a essa condição. Essa notícia pode parecer um exagero, mas ela foi muito importante para uma das pacientes da Dra. Lauren Streicher, MD, professora adjunta de ginecologia e obstetrícia na faculdade de medicina da Northwestern University. Durante uma consulta com a ginecologista, o assunto da alimentação da paciente surgiu, e ela percebeu que estava compulsivamente consumindo balas de canela (com altíssimos níveis de oxalato) o dia inteiro. Como Streicher explica em seu novo livro, Love Sex Again (Voltando a Amar o Sexo), quando a paciente abriu mão das balinhas, a dor desapareceu.

O remédio que dá ânimo

Você sabe… Que os antidepressivos podem aumentar o seu ânimo ao mesmo tempo em que afundam a sua libido.

Mas… Outros tipos de medicamentos comuns também podem tornar o sexo menos prazeroso. Os anti-histamínicos para alergias e remédios para gripe podem reduzir os níveis de umidade no corpo, afirma

Streicher, ressecando as mucosas desde o nariz até a sua… bem, você entendeu.


A precaução que deveria lhe tranquilizar

Você sabe… Que algumas formas de contraceptivos hormonais mexem com o seu desejo (acontece com até 40% das mulheres que tomam a pílula). Isso acontece principalmente, porque eles alteram a maneira com que o corpo produz a testosterona, um hormônio sexual.

Mas… Mesmo quando existe o desejo, a pílula pode atrapalhar. Após começar uma nova rotina de contracepção, algumas mulheres percebem um ressecamento anormal durante o sexo. A causa pode ser o baixo nível de estrogênio na pílula, o que não permite uma lubrificação adequada, mas que ainda é alto o suficiente para suprimir a habilidade do seu próprio corpo produzir o hormônio (isso acontece com aproximadamente 2% das mulheres, diz Streicher). Ou o seu corpo pode simplesmente estar levando algum tempo para acostumar-se com os hormônios (o que é bastante comum). Se você ainda não sente que está no seu “normal” depois de uns três meses, tempo suficiente para o seu organismo adaptar-se ao medicamento, converse com o seu ginecologista sobre mudar o contraceptivo.

O produto que lhe deixa limpa, fresquinha e… hein?

Você sabe… Que alguns sabonetes e produtos de higiene íntima não são – como dizem no rótulo – “apropriados para uso interno” e podem causar irritação.

Mas… Streicher diz que se você tem pele sensível ou tendência a ter alergias, qualquer produto químico ou sabonete que você usar nas partes íntimas (além de água) tem o potencial de causar coceira, ardor e vermelhidão, que podem extinguir qualquer desejo por sexo. Isso inclui papel higiênico de luxo com corantes químicos e também lencinhos umedecidos. Além do álcool, que é conhecido por causar ressecamento, os lencinhos podem conter também glicerina ou outros conservantes químicos que são rapidamente absorvidos pelos tecidos delicados da região da vagina.

O seu vício de malhação

Você sabe… Que o posicionamento do selim da bicicleta na aula de spinning pode lhe deixar um pouco dolorida depois do seu treino.

Mas… Posicionar incorretamente a altura do guidão pode afetar também as sensações daquele momento em que deveria sentir-se muito, muito bem. Pesquisadores de saúde da mulher no curso de medicina da Yale University descobriram que as ciclistas que andavam em bicicletas com o guidão numa posição mais baixa do que o selim sentiam uma pressão no tecido do períneo e consequentemente, sensação reduzida no chamado ‘assoalho pélvico’. Para evitar uma dormência que pode causar danos, certifique-se de não estar levantando o bumbum no ar quando estiver na bicicleta, apoiando a maior parte do peso nos ossos ísquios (onde nos apoiamos para sentar), e não na parte dianteira da pélvis.

O intensificador do prazer que algumas mulheres adoram

Você sabe… Que a lubrificação é essencial para que o sexo seja prazeroso e maravilhoso, independente se ela é natural ou vem de um tubinho guardado discretamente na gaveta do seu criado mudo.

Mas… Alguns lubrificantes íntimos que você compra na farmácia (principalmente os que são à base de água) contém o propilenoglico, um conservante que causa irritação em muitas mulheres, explica Streicher. “As mulheres usam esse produto para intensificar o prazer do sexo, mas acabam piorando a situação”, ela diz. Se você sentir algum ardor ou coceira durante ou após usar um lubrificante, talvez deva mudar para um produto à base de silicone.

Lembre-se, sempre consulte o seu médico para conselhos sobre questões de saúde antes de começar qualquer tratamento ou usar algum remédio.

FONTEHuff Post Brasil
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia


COMENTÁRIOS