5 passos para superar situações difíceis

Resiliência Humana

A vida é uma série de montanhas e vales, uma mistura de momentos felizes, acontecimentos normais do dia a dia e situações difíceis. Às vezes você se sente eufórico, e outras vezes, é como se o mundo tivesse acabado. E, embora a tendência natural do ser humano seja procurar a felicidade, realmente são as situações difíceis que nos testam e nos fazem crescer.

A maneira como encaramos estes tempos difíceis é o que realmente define quem somos e que nos faz valorizar profundamente todos os acontecimentos da vida. Quando uma pessoa é capaz de superar estas situações difíceis não só cresce interiormente, mas também aprende a valorizar a felicidade de outra forma, o que lhe dará força interior e sabedoria.

“A vida não é da forma que acreditamos que deva ser, ela é o que é. A maneira como você a enfrenta é que faz toda a diferença”.
-Virginia Satir-

Mesmo na situação mais desesperada, há esperança. É mais fácil falar do que agir, mas é possível sair do buraco e superar as dificuldades. Não é fácil, mas ninguém disse que seria. Mas, apesar de tudo, muitas pessoas conseguem. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a superar estas situações sufocantes que, em um primeiro momento, você acha que não vai superar.

Isto também passará

Você já sabe por experiência própria que tudo passa, que nada dura para sempre. Esta situação de dor e angústia que está sentindo também passará. Não importa o quanto esmagadora ou intensa ela seja, também passará. Portanto, não se agarre a sua dor para superá-la. Sinta, deixe fluir, mas sem apego.

Não se sinta culpado por sentir dor ou tentar buscar a responsabilidade, dentro ou fora de você. Buscar culpados não resolverá nada, só aumentará a raiva. Sinta a sua dor, ela é sua, e depois a deixe fluir. Mais cedo ou mais tarde, ela irá, mas só quando você a deixar fluir. Dessa forma, você encontrará a saída.

Você é forte, tão forte quanto quiser ser

Existe muita força e coragem dentro de você. Se você ainda não percebeu o quanto é forte, é porque não precisou usar essa força trancada dentro do seu interior. Diante de uma situação difícil, você tem a oportunidade de liberar essa força interior.

Você não sente essa força? Isso é porque você sente medo, um medo paralisante que pode fazer você pensar em atrocidades. Mas, tudo o que o seu medo lhe diz é mentira. Você pode superar esta situação, porque tem dentro de você as ferramentas necessárias para fazê-lo. Busque essas ferramentas e coloque-as em prática.

Faça com que a sua vontade se imponha sobre a sua mente, e a razão se imponha sobre o coração. Aceite o fato de que você precisa encontrar essa força, mesmo que doa. Seja corajoso para tomar a decisão de controlar os seus pensamentos.

“A vida é 10% o que acontece com você e 90% como você reage a isso”.
-Charles Swindoll-

Não deixe que ninguém dite a sua realidade

A dor e a perda fazem parte da vida; todos nós passamos por momentos dolorosos. Não deixe que os outros interfiram na sua maneira de enfrentar a dor, enfrente a sua própria realidade do seu jeito. Ela é sua e de mais ninguém.

Não existe uma maneira correta de lidar com a dor, você não tem que ser politicamente correto. Decida por si mesmo o que deseja fazer. Procure em seu interior o que você precisa fazer para deixar a dor fluir. Descubra onde está a sua força interior e como usá-la em seu benefício.

Muitos não entenderão a maneira como você vivencia a sua dor, mas isso não é problema seu. Não deixe que ninguém decida por você como enfrentar as suas situações difíceis.

Não se concentre no que você não pode controlar

Diante de uma situação difícil, existem muitas coisas que você não pode controlar. Mas nos apegamos a elas, tentamos buscar explicação e encontrar os culpados. E nessa tentativa de controlar tudo, nos apegamos à raiva e à dor.

Solte, deixe ir, não se concentre naquilo que é incontrolável. Deixe que fluam as angústias, liberte-se delas, concentre-se na busca de paz interior. Você não pode controlar a situação e nem mesmo as suas emoções. Aceite-as sem apego e não tente dominá-las.

As situações difíceis têm um significado: procure por ele

Tudo na vida tem um sentido, uma razão, um aprendizado, basta procurar. Acredite que você pode aprender algo de bom com tudo o que acontece com você, mesmo com as situações mais dolorosas. Não tente entender ou manipular a situação. Simplesmente deixe que ela lhe ensine algo que o transformará em uma pessoa mais forte e corajosa.

O escritor Dean R. Koontz disse certa vez que recebemos respostas através das orações, mas é preciso ouvir atenciosamente e acreditar na resposta. Deus não grita, ele sussurra. E o caminho está nos sussurros. É uma ideia igualmente válida, aplique-a em suas crenças.

VIAEva Maria
FONTEA mente é maravilhosa
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia

COMENTÁRIOS