Perdoe, solte e feche o passado

O passado não deve nos impedir de avançar. Os erros cometidos não são um lastro; devemos considerá-los parte do nosso aprendizado.Perdoe e solte o passado

Nosso passado às vezes nos segue, até o ponto de impedir que possamos viver nosso presente em paz e harmonia. Quando isso ocorre, há algo que nos paralisa, que está impedindo nossos pés de avançar.

É fácil dizer que devemos soltar o passado se quisermos continuar o nosso caminho, mas quando é tão difícil, quando isso não ocorre de forma natural, há um problema muito mais grave ao qual devemos prestar atenção.

Se eu cometi erros, aprendi

Um dos principais problemas pelos quais não conseguimos avançar são os erros que cometemos. O peso na consciência por não termos agido bem, por termos feito algo que, na realidade, não queríamos fazer, nos persegue e nos atormenta.

Sabemos que todo erro pode ser resolvido, mas o que acontece com aqueles para os quais não há volta atrás? A solução é fácil, temos simplesmente que aprender com eles.

Pense que de toda circunstância negativa, é possível tirar algo positivo.

Não tenha medo dos erros, esses que pesarão sobre a sua consciência, o impedirão de avançar e irão submetê-lo a um passado que você realmente não pode mudar. Você deve olhar adiante, porque o que já passou não poderá ser modificado.

Devo me lamentar pelos erros cometidos? Jamais, já que cometer erros é algo humano, algo que nos ensina e que nos mostra que não somos perfeitos. Devemos ser conscientes de que os erros são positivos, já que aprendemos graças a eles.

Não me negarei à felicidade

Nem todo tempo passado foi melhor e, possivelmente, você pode ter passado por circunstâncias tristes e turvas em seu passado das quais você se lembra em seu presente. Ainda que tenha sido assim, elas ficaram para trás! Você não pode seguir vivendo em seu passado, porque o seu presente está aqui.

Há muitas pessoas que não são capazes de ser felizes porque vivem presas a seus passados. É normal que às vezes voltemos ao passado, mas devemos voltar para aprender, para ver o que aconteceu conosco e como aprendemos com isso.

Para isso, é preciso aprender a perdoar, e também a perdoar a si mesmo. O rancor nunca será algo benéfico para você, pois irá negar a felicidade que está esperando por você. É necessário soltar tudo aquilo que nos prende ao rancor.

Além disso, não devemos aprender apenas a perdoar os demais, mas também aprender a perdoar a nós mesmos por todos aqueles erros que cometemos. Isso lhe permitirá se libertar de um grande peso que você carrega em suas costas.

Por tudo isso é essencial que você dê ao seu presente a oportunidade de poder seguir avançando, ainda que às vezes você olhe para trás. Mas é importante que você o faça sempre e quanto isso lhe permitir dar um passo a frente, rumo à sua felicidade.

Agora é o momento, solte!

Você sabe o que é a dependência? Agarrarmos-nos a alguém porque temos medo de estar sozinhos e porque algum trauma do nosso passado fez com que não conseguíssemos ficar sozinhos. Neste caso, também sofremos de uma espécie de dependência em relação ao nosso passado.

Não podemos nos tornar dependentes de nosso passado porque precisamos aprender que não podemos mudá-lo. Viver nele, residir nele, nos tornará pessoas cinzas, pessoas que não avançam e que se impõem limites.

Não podemos avançar se não soltarmos. Pense que viver em seu passado é como estar preso por uma corda, uma corda à qual você mesmo se prendeu e da qual somente você poderá se soltar. E agora é o momento de fazer isso.

Observe o seu passado com olhos de observador, aprenda com o que deu certo e com o que deu errado, com tudo que aconteceu com você. Perdoe a todas aquelas pessoas que lhe causaram mal. Agora, preste atenção ao seu presente e foque no que você quer mudar em relação ao passado. É muito importante que você dê início à ação.

Todos, em algum momento, devemos voltar ao nosso passado. O importante é não ficarmos lá para sempre, porque a nossa realidade é o aqui e o agora. Vivemos no presente, caminhando sempre rumo ao futuro.

Não se permita viver em um passado que já ficou para trás e que só contém coisas, muitas das quais você não gosta. Hoje você pode mudar tudo aquilo que já ficou para trás. No presente, você sempre tem a oportunidade de mudar.

FONTEMelhor com saúde
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS