O que é a codependência?

“A liberdade significa responsabilidade; por isso, a maioria dos homens têm tanto medo dela.”
(George Bernard Shaw)

Codependência é uma condição psicológica em que uma pessoa se apega emocionalmente a outra. Isto não é nada positivo.

Por que você não consegue tomar uma decisão sozinho? Por que você precisa ter tudo sob controle e quando algo lhe escapa o mundo cai sobre a sua cabeça? Se essa pessoa faltar, o que você faz? Uma pessoa codependente tem todos e cada um destes medos.

Você quer saber se é uma pessoa codependente?

Uma pessoa codependente é…

Insegura

A pessoa codependente vive para os outros, abandona a si mesma. Se apoia nas decisões dos outros, se alimenta das opiniões do resto das pessoas e não se valoriza. Para a pessoa codependente os outros são mais importantes. Sempre se fará perguntas tais como: o que faria no meu lugar? Como agiria? Não é capaz de pensar por si mesma.

Controladora

Como vimos, a pessoa codependente sempre precisa de alguém para tomar decisões, viver e inclusive ser feliz. Como ela não pode viver sim isso, se tornará controladora e manipuladora para manter tudo e todos sob o seu controle. Não quer que ninguém saia do seu lado, não pode ficar sem eles!

Duvida de si mesma

A pessoa codependente não consegue enfrentar o mundo e a vida sozinha. Inclusive duvida se sabe como viver sem depender de alguém emocionalmente. Como fazê-lo? É impossível para ela.

A sua insegurança e seus medos reduzem a sua capacidade de decisão. Enfrentar a vida sem um ombro no qual se apoiar lhe provocaria tal terror e ansiedade que ela procura alguém que supra essa necessidade.

Como superar a codependência?

Se você se sente apegado a alguém que é o centro do seu mundo, a razão da sua existência e sem a qual você não consegue se desenvolver na vida, será possível mudar isto? É possível superar ser codependente? A resposta é sim.

Por que você sente que a sua vida não vale a pena? O que é que o impossibilita de não depender de ninguém? Procure no seu interior aquilo que o faz se sentir inferior, reflita e pense se realmente isto é assim ou não. Você não vale menos que ninguém. Por que não começar de novo?

Como pessoa codependente os seus pensamentos estarão cheios de frases tais como “não sei”, “não consigo”, “ele saberá como fazê-lo”. Elimine estes pensamentos de uma vez por todas.

Ninguém sabe tudo, ninguém sabe fazer tudo. Mas há algo que todos podemos fazer: aprender. Não sei? Então aprenderei como fazê-lo. O que não consigo fazer? Você está certo disto? Realmente você já tentou? Não procure ajuda, não se apoie em outra pessoa. Tente ser independente.

Muitas coisas difíceis acontecem com todos nós! O importante é saber suportá-las e superá-las por si mesmo. Você não deve pensar em se apoiar em outra pessoa, pois esse apoio pode se tornar instável. Procuramos então outro apoio mais sólido? Não. Nada será melhor que ter a certeza do nosso próprio apoio.

Você sabe no que se destaca, seus pontos fortes! Então, o que você está esperando para explorá-los? Trabalhe neles para aprender a se valorizar e não precisar depender de ninguém.

Procure um motivo de alegria a cada dia. Não importa o que façam os outros, importa o que você fizer. Deixe de admirar os outros como um modelo. Cada um é único. Faça com que a sua vida seja única. Não seja codependente!

Persista. É difícil, sim, mas não impossível. Continue em frente. Nem sempre você terá alguém em quem se apoiar e quando isto acontecer, o mundo irá cair sobre a sua cabeça? Não. Você é forte, inteligente, responsável… Não precisa se espelhar em ninguém, você não precisa de alguém para poder viver. Viva a sua vida, valorize-se, seja único. Que a sua vida não dependa de ninguém que não seja você mesmo.

Você é codependente? Se assim for, espero que estes e outros conselhos possam ser de alguma ajuda. No entanto, a melhor ajuda é a sua própria força de vontade. Não se permita depender de ninguém! Experimente a liberdade de não ser codependente.

FONTEA mente é maravilhosa
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS