4 pilares essenciais para você entender o que é resiliência e aprender sobre o tema [PARTE 2]

Na primeira parte desse post sobre os 8 pilares essenciais para você entender o conceito de resiliência, nós mostramos 4 desses pilares:

– Otimismo para a vida
– Autoconfiança
– Sentido de vida
– Análise do contexto

Agora vamos mostrar para você os outros 4 pilares que faltam para você aprender sobre o conceito de resiliência.

+ 4 pilares essenciais para você entender o conceito de resiliência

Como nós esclarecemos no post anterior, a resiliência está baseada em oito áreas vitais da vida. Essas áreas são estabelecidas através de conjuntos de crenças que são compactadas ao longo de nossa infância, juventude, depois em nossa fase adulta e que possuem forte relação com aqueles com quem nos relacionamos ao longo dessas fases.

Conheça quais são as quatro áreas da vida que ainda faltam para você entender o conceito de resiliência:

 

LEITURA CORPORAL

LEITURA CORPORAL é a capacidade de ler e organizar o nosso sistema nervoso/muscular. Amadurecer o nosso modo de lidar com as reações que surgem em nosso corpo quando a tensão ou o estresse se tornam elevados. Essa capacidade de fazer uma leitura interna e se dar conta do que está acontecendo e se administrar.

Então o que promove a leitura corporal? Ela promove a possibilidade ou capacidade de lidar com as reações físicas, como por exemplo, a respiração, intestino, ritmo cardíaco e se organizar quando está no enfrentamento do estresse.

 

AUTOCONTROLE

Outra área da vida que nós devemos conhecer para entender o conceito de resiliência, é a do AUTOCONTROLE. O autocontrole é a capacidade que uma pessoa adquire em se controlar emocionalmente e fazer a gestão de suas próprias emoções.

E o que promove o autocontrole na vida de uma pessoa? A gestão emocional adequada, responder emocionalmente de uma forma adequada ao que o estresse está pedindo. Se a situação de estresse que está sendo vivida é forte e impactante, a resposta emocional tem que ser modulada de acordo com o que a situação está pedindo. Outra coisa que podemos dizer é dar a emoção a dose certa.

CONQUISTAR E MANTER PESSOAS

A sétima área da vida que nós devemos focar quando queremos promover mudanças duradouras é CONQUISTAR E MANTER PESSOAS. É a habilidade que a pessoa tem em trazer outra pessoa para perto de si e não só trazer, mas manter essa outra pessoa junta.

O que promove na vida e nós podemos chamar de resiliência? A possibilidade que nós temos de ter a exata noção de quais são as alianças que precisam ser feitas. Conquistar e manter pessoas possibilita fazer essas alianças e criar uma área de proteção, quanto maior o número de alianças que tivermos, maior será a proteção no contexto e no ambiente, fortalecendo o ambiente nesta área.

EMPATIA

A última e oitava área que é preciso conhecer para entender o conceito de resiliência é a EMPATIA. Essa área da vida organiza a capacidade de ter uma comunicação e reciprocidade com outra pessoa, é olhar para o outro e emitir uma mensagem para ele de tal modo que o outro responda com reciprocidade. Neste momento criou um vínculo entre as duas pessoas muito forte que é típico da empatia.

O que promove essa área na vida de uma pessoa em termos de resiliência? Adesão aos nossos projetos! Quando nós trabalhamos empatia na vida de uma pessoa, ela se capacita no sentido de ganhar adesão as suas ideias e projetos. Outra coisa é que fortalece a liderança, porque ela começa a receber maior reciprocidade das outras pessoas.

E o que obtemos então? Uma pessoa muito fortalecida, muito capacitada nessas oito áreas que mencionamos ao longo desses dois posts. Pare para pensar um pouco, o resultado que nós temos quando uma pessoa que vai se fortalecendo em 1, 2, 5, 7 e 8 áreas essenciais da sua vida. Essa é a forma de se trabalhar com relação a resiliência, essa é a forma que encontramos de proporcionar mudanças duradouras diante do estresse ou da adversidade de uma pessoa.

Então concluindo, nós podemos atuar de uma maneira duradoura quando trabalhamos com o conceito de resiliência. Nós atuamos em oito áreas essenciais e vitais na vida de uma pessoa. As oito áreas que eu mencionei para você são Otimismo para a vida, Autoconfiança, Sentido de vida, Análise do contexto, Leitura Corporal, Autocontrole, Conquistar e Manter Pessoas e Empatia. Que você possa investir o seu tempo, seus talentos, sua inteligência e seus recursos nessas oito áreas e com isso ganhar mudanças duradouras e não apenas de curto prazo.

Esperamos que esses dois artigos tenham acrescentado algo para você. Caso tenha gostado, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

E você, tem buscado trabalhar essas áreas na sua vida? Escreva nos comentários a sua opinião, gostaríamos muito de saber!

VIAGeorge Barbosa
COMPARTILHAR
Resiliência Humana
Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia



COMENTÁRIOS