15 filmes que vão lhe fazer repensar sua vida

Resiliência Humana

Lentamente, os créditos vão subindo pela tela. Alguém ao seu lado dorme, outros saem da sala com um suspiro de alívio, e você continua em sua poltrona, olhando catatônico para a tela. O cinema se esvazia. Em sua cabeça, lentamente as frases, pensamentos e ideias vão mudando.

Uma lista de filmes que deixam justamente este tipo de sensação. São alguns dos melhores filmes com questões filosóficas do século 20, de acordo com o site Tasteofcinema.

1-A Árvore da Vida

Este filme aborda diversos temas, e entre eles estão a vida, a socialização, a formação da personalidade, e também o eterno problema entre pais e filhos. As reflexões do personagem principal aparecem paralelamente com o desenvolvimento do Universo, em particular, do nosso Planeta, o nascer, a catástrofe e a morte…

2-Synecdoche, New York

O diretor deste filme é conhecido como o ’Kafka americano’. Nesta obra, ele toca em muitos temas, gerando no público uma incrível quantidade de pensamentos e emoções, em diferentes graus de intensidade. Se há algo pelo qual podemos criticar o diretor, é que talvez tenha tentado dizer várias coisas ao mesmo tempo.

3-Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Este filme nos ensina a reconhecer nossos erros e nunca esquecê-los. Nos mostra também que não somos perfeitos, e que devemos gostar de nós mesmos, da maneira como somos. E o mais importante: é a história de um belo e autêntico amor. Um clássico.

4-Onde os Fracos Não Têm Vez

Talvez seja o melhor filme dos irmãos Coen. A trama é bastante simples e conhecida, pois se trata de um longa de gângsters. Porém, os Coen trabalharam neste filme de uma forma que ele passou longe de ser uma obra comum. Você fica tão envolvido que, de vez em quando, acaba dando pulos de surpresa.

5-Fonte da Vida

Quem gostou dos filmes A Árvore da Vida e Sr. Ninguém certamente irá adorar este longa. Ele é para pessoas que gostam de interpretar o que acontece à sua própria maneira. De acordo com suas convicções, você irá entender o desenrolar deste filme.

6-Melancolia

Este filme é a segunda da ’trilogia da depressão’, de Lars von Trier, ao lado de Anticristo e Ninfomaníaca. A trama se desenrola nos dias que antecedem uma catástrofe mundial. Um planeta gigante chamado Melancolia está se aproximando da Terra. Será uma metáfora para a nossa própria melancolia e depressão? Vale a pena pensar.

7-O Escafandro e a Borboleta

Conheça Jean-Dominique, um profissional de sucesso, redator-chefe da revista ’Elle’, sorridente e rodeado por mulheres bonitas. Na cena seguinte, vemos o mesmo Jean-Dominique em uma cadeira de rodas, com apenas um olho e a boca deformada. Ele tenta desesperadamente voar, mas seu corpo está todo paralisado. Tudo o que lhe resta são suas lembranças e a imaginação.

8-Medo da Verdade

Você já enfrentou uma situação na qual não sabia de algo, e queria desesperadamente sabê-lo, mas ao descobrir, percebeu que não precisava desta verdade tanto assim? Seria melhor ter continuado na ignorância…

9-Boyhood: Da Infância à Juventude

Este filme foi rodado ao longo de 12 anos. É impossível expressar em palavras a sensação deixada por esta obra de Richard Linklater. O tocar os cantos mais escondidos da nossa alma, o longa oferece ao espectador uma experiência cinematográfica pessoal, que perdura por muito tempo, talvez pela vida inteira.

10-Um Homem Sério

Um Homem Sério é o resultado da visão ateia que os diretores têm do mundo. A questão da fé — uma das ideias centrais da obra — é interpretada pelos cineastas a partir de um ângulo surpreendente. Os Coen (de novo eles!) refletem sobre um homem criado por eles mesmos, totalmente desconectado da vida.

11-Sr. Ninguém

Há algum tempo, todas as pessoas são imortais e acompanham com prazer um programa de TV com seu astro principal: um ancião louco chamado Nemo, que conta histórias de sua vida. Porém, não é uma narração compreensível do ponto de vista cronológico, mas de diferentes opções da sua vida. Que caminho o Senhor Nemo escolheu, no fim das contas? Ou será que era tudo fantasia? Este é o melhor filme que mostra o passado, presente o futuro entrelaçados como se fossem um só.

12-O Homem que Não Estava Lá

O filme mostra o que a avareza humana pode provocar. Até mesmo um detalhe sem importância pode se transformar em uma bola de neve, que só aumenta com o passar do tempo. Depois de ver este longa, você precisa de algum tempo para assimilar o que acaba de assistir, para poder voltar à normalidade.

13-As Coisas Simples da Vida

O tema central do filme não é novo. O personagem principal passa pela crise da meia idade. Por acaso, reencontra seu primeiro amor, a quem abandonou na juventude por razões desconhecidas. Devido ao formato pouco comum do filme, é difícil manter a atenção no personagem principal, mas aos poucos você começa a entender os motivos e as alusões do cineasta.

14-Noé

O diretor Darren Aronofsky mostra aqui sua visão da história de Noé. O filme apresenta diversos acontecimentos da Bíblia; sem eles, o longa não seria tão impressionante. O mais importante continua ali: o filme tem uma moral e uma filosofia profundas. O cineasta mostra um mundo destruído pelos pecados e tenta colocá-lo no caminho correto.

15-Interestelar

Não apenas é um filme incrivelmente bonito, com paisagens cósmicas fascinantes, desertos infinitos e ondas gigantes que parecem prestes a atingir o espectador. É também uma obra sobre os sentimentos humanos. Se você não se assusta com longas viagens espaciais, planetas cobertos de gelo e reflexões profundas, irá gostar deste filme.

FONTEIncrível Club
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia


COMENTÁRIOS