10 hábitos que podem acabar com a sua felicidade

Resiliência Humana

Por Vera Mesquita

Hábitos que podem acabar com sua felicidade. Eles são pequenos, estão no automático e muitas vezes nem nos damos conta de que os fazemos, mas no fundo eles criam padrões negativos em nossas mentes e resultam em ações destrutivas em nossas vidas. Esses 10 hábitos acabam com a nossa felicidade, mas podem ser mudados se colocarmos nossa atenção em resolvê-los.

10 hábitos que drenam nossa felicidade

1 – Prestar muita atenção na vida dos outros e se esquecer da sua

Você passa tanto tempo focando em histórias de sucesso que acaba se esquecendo da sua própria. Você se compara com a vida alheia, e não olha para o que tem de melhor na sua. Isso traz uma sensação de insatisfação e nos induz a olhar apenas para o lado negativo da vida. Procure escrever a sua própria história. Você possui todas as ferramentas para isso.

2 – Esperar pelo momento perfeito

Quanta gente perde tempo ou deixa de conquistar algo porque ficou esperando pelo momento perfeito. Esperamos nos sentir inspirados, que a situação melhore, que os planetas se alinhem, ou sabe-se lá o que. O importante é saber que perdemos tempo precioso esperando que a situação fique boa para conquistarmos algo, mas na verdade, isso nunca vai acontecer. Nós criamos o momento ideal.

3 – Trabalhar apenas pelo salário

Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho. Se fizermos isso apenas pelo pagamento e nos esquecermos de motivações e inspirações, logo vamos perder o interesse e passaremos a detestar nossa profissão. Isso traz muita infelicidade.

4 – Nutrir sentimentos de ódio

Quando estamos decididos a odiar algo ou alguém, gastamos muita energia nesse sentimento. No final, ele cresce, supera os motivos que o geraram e passa a ser apenas uma amargura dentro de nós. Quando algo incomodar, tente resolver a situação e seguir em frente, sem guardar rancor. Aprenda aqui (http://bit.ly/28NcRl6) uma oração para perdoar.

5 – Prender-se em preocupações e medos

Estes sentimentos nos paralisam e tiram a alegria de nosso dia a dia. Olhe para o seu passado e perceba quantos momentos felizes você deixou de aproveitar por estar preocupado. Tente se desapegar de preocupações ou resolver as questões. Não deixe que elas tirem seu sono ou sua alegria de viver.

6 – Remoer as dificuldades

Todos temos dias ruins, que não passam disso. Ter um dia com complicações não significa que sua vida está péssima ou desandando. Acerte as proporções dos acontecimentos para que cada coisa fique de seu verdadeiro tamanho ou sua vida parecerá bem pior do que realmente é.

7 – Procurar contentamentos fugazes

Buscamos conforto material, dinheiro, status, mas nada disso é duradouro, nem traz a felicidade verdadeira. Devemos procurar por contentamentos mais duradouros, que estejam ligados aos nossos valores, como crescimento pessoal, ou a ajuda na comunidade, por exemplo. Esses contentamentos permanecerão mesmo em momentos difíceis, enquanto os fugazes podem desaparecer a qualquer minuto.

8 – Querer mudar o mundo de uma vez

Fazer a diferença é algo nobre que todos devemos buscar, mas se quisermos mudar o mundo todo, vamos nos frustrar. Aqui vale aquela máxima: Faça localmente para influenciar globalmente. Ajude quem está mais próximo de você e já vai fazer uma diferença enorme.

9 – Ficar perto de quem nos faz mal

Seja por medo de ficar sozinho, por não conhecer outro tipo de relacionamento ou medo de magoar, acabamos nos acomodando em relacionamentos que nos fazem mal. É preciso quebrar esse ciclo nos afastando de quem nos machuca, seja psicologicamente ou fisicamente.

10 – Dar muito valor para a aparência

A beleza é passageira e é apenas uma das inúmeras características que uma pessoa tem. Aliar-se apenas a ela é perigoso e superficial. Existem tantas coisas interessantes que podemos explorar no outro, como o senso de humor, a simpatia, os hobbies e os valores. Todos eles trazem relacionamentos mais profundos e satisfatórios.

Preste atenção e veja se você segue algum desses hábitos com muita frequência. Perceba como eles podem minar a sua alegria e tente mudá-los aos poucos. A diferença será enorme!

VIAVera Mesquita
FONTEA mente é maravilhosa
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Resiliência Humana

Bem-estar, Autoconhecimento e Terapia


COMENTÁRIOS